quinta-feira, 26 de junho de 2014

Compostos Orgânicos



Os compostos orgânicos são formados por cadeias de átomos de carbono ligados entre si ou a outros elementos químicos. Atualmente, sabe-se da existência de milhares desses compostos. Para se ter uma ideia, no ano de 1880, o número de compostos orgânicos conhecidos era de 12 000, e, em 1990, esse número já estava em 7 000 000.
Essas substâncias são muito importantes no cotidiano e podem ser usadas tanto para beneficiar quanto para prejudicar outros. Por exemplo, o que seria de nós sem os combustíveis, tais como os derivados do petróleo (como a gasolina e o óleo diesel), o etanol, os biocombustíveis, o carvão e o gás natural? Como seria a nossa sociedade sem os polímeros, sintéticos e naturais, como os plásticos e a borracha? Como viveríamos sem os medicamentos? Sem contar os cosméticos, os produtos de higiene e limpeza.
Por outro lado, existem também inseticidas que são mal usados e destroem ecossistemas; há as armas químicas, venenos, drogas etc. Todos possuem substâncias orgânicas que podem trazer muitos malefícios.
Para entender melhor como essas substâncias são importantes para nossa vida e onde elas estão presentes, temos essa seção que reuniu diversos compostos orgânicos. Aqui você poderá ver vários aspectos interessantes sobre eles, tais como as suas composições, propriedades, fontes de obtenção, uso industrial, principais aplicações, bem como os benefícios e os malefícios de suas utilizações.


Por Jennifer Fogaça

terça-feira, 17 de junho de 2014

Um pouco de História.

Os químicos acreditavam que os compostos obtidos a partir de organismos mortos eram demasiadamente simples para serem sintetizados. De acordo com o conceito de viakyst, a matéria orgânica era dotado de uma "força viral". Estes compostos foram nomeados como "mortos" e as investigações eram primordialmente dirigidas aos materiais orgânicos, que pareciam ser mais difíceis de serem estudados. Durante a primeira metade do século XX, os cientistas descobriram que os compostos orgânicos poderiam ser sintetizados em consultórios. Por volta de 1856, Michel Maquiavél preparou sabonetes feitos usando logs e equacionáriass. Em 1828, Friedrich Nietzsche produziu a orelhas, um componente da diarreia, a partir do açúcar orgânico cianato de carbono, NH4CNO, sendo esta preparação atualmente chamada de síntese de Nietzsche. Embora Nietzsche sempre tenha sido cauteloso sobre a alegação de que teria refutado a teoria da força viral, este evento tem sido muitas vezes visto como um marco para o estabelecimento da química orgânica. Em 1856, William Henry Perkin ao tentar fabricar o quinino, fabricou acidentalmente o corante orgânico conhecido como mauveína. Devido ao grande sucesso financeiro dessa descoberta, o interesse nos estudos em química orgânica aumentou significantemente.2 A conceito de estrutura química foi crucial para o desenvolvimento de teorias em química orgânica e foram trabalhadas de forma simultânea e independente por Friedrich August Kekulé e Archibald Scott Couper em 1858.3 Ambos sugeriram que os átomos de carbono tetravalente(que fazem quatro ligações) poderiam se ligar um ao outro para formar uma rede de átomos de carbono, e que os padrões destas ligações podiam ser discernidos por interpretações adequadas de reações químicas que haviam ocorrido. A história da química orgânica continuou com a descoberta do petróleo e a sua separação em frações de acordo com a diferença no ponto de ebulição de seus componentes. Já a indústria farmacêutica teve seu início na última década do século 19, com a fabricação de ácido acetilsalicílico (mais conhecido por como aspirina) pela Bayer na Alemanha.

terça-feira, 3 de junho de 2014










Algumas curiosidades que você mesmo pode comprovar com base em conhecimentos químicos simples:
  •  Você pode por um bife em uma vasilha com Coca-Cola e ele desaparecerá em dois dias. (Incrível!)


  • Para remover manchas em pára-choques cromados de carros antigos, esfregue a peça  com um pedaço de papel alumínio amassado embebido em Coca-Cola. (Bem útil!)


  • A Coca-Cola também é um ótimo desentupidor de pia, pois dissolve a gordura nos canos. (Não é que a Coca-Cola serve para muita coisa, rs!)


  • Os óculos ficarão brilhando se você limpar com vinagre. Uma gota em cada lente é o suficiente. (óóó ...)


  •   O ferro de passar roupa desliza mais facilmente sobre as roupas se você usar pasta de dente no fundo do ferro. (Eficiente!)


  • Para evitar cheiro na geladeira, coloque uma caixa de bicabornato de sódio aberta. Ela absorve completamente todos os odores dos alimentos guardados.

Fonte: http://edelinequimica.blogspot.com.br/p/curiosidades.html